Nem só de recordes de temperatura começou esta semana. A segunda-feira foi recorde de consumo de energia no Estado. O horário de maior consumo foi às 14h23min, quando foram gastos 6.570 megawatts.
Em Santa Maria não foi diferente. Conforme a assessoria de comunicação da AES Sul, a cidade atingiu sua demanda máxima na segunda-feira, de 133 megawatts, recorde até agora. Este valor é equivalente a 26 mil chuveiros ligados no modo inverno por 10 minutos. Antes disso, a maior consumo na cidade havia sido em janeiro de 2013, de 118 megawatts.
O consumo se explica pela alta dos termômetros. Ar-condicionados, ventiladores são alguns dos recursos para o santa-mariense tentar aplacar a sensação de calor.
Mais calor pela frente
As temperaturas passaram novamente dos 30ºC na Região Central. Em Santa Maria, de acordo com a Estação Meteorológica do Grupo RBS Santa Maria, no bairro Patronato, a máxima registrada foi às 15h20min, quando os termômetros marcaram 36.6ºC. E o calor deve continuar, pelo menos até quinta-feira, que tem a máxima prevista de 38ºC.
Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia, há uma grande massa de ar quente no Conesul, que é o principal motivo do calor.
_Também há ventos que vem da região Norte, que contribuem ainda mais para as altas temperaturas_ explica Verardo.
Na sexta-feira uma frente fria deve chegar no Rio Grande do Sul e há possibilidade de temporal. No sábado a previsão é de queda nas temperaturas, que podem reduzir mais de 10ºC, com previsão de 16ºC de temperatura mínima e máxima de 25ºC.